Publicado em 26 de abril de 2019

5 Passos para Montar seu Plano de Marketing para Restaurantes

Como já vimos anteriormente, administrar um restaurante é uma das mais difíceis tarefas. Quem atua nesse papel trabalha redobrado para que tudo funcione perfeitamente, como o atendimento ao cliente, os fornecedores, investimentos e até mesmo a higiene do estabelecimento.

Para que o negócio flua dessa forma, algumas estratégias precisam ser traçadas pelos gestores desses empreendimentos. E os planos de marketing se mostram fundamentais para impulsionar o crescimento, melhorando a imagem e, consequentemente, atraindo público e lucros.

Se você quer aprender mais sobre o assunto, então fique conosco e descubra que criar um plano de marketing para restaurantes não é nenhum bicho de sete cabeças.

O QUE É UM PLANO DE MARKETING?

O plano de marketing para restaurantes é o grupo de ações realizadas para alcançar um objetivo. Ou seja, um passo a passo dos caminhos que uma empresa precisa para chegar ao tão esperado resultado.

Por exemplo, um estabelecimento quer aumentar o número de clientes em potencial e, em sua estratégia, investe em mídias sociais. Em outro caso, uma grande marca quer fechar mais vendas e, em uma de suas ações, investe em atendimento e no treinamento de seus funcionários.

Independente do tamanho do seu negócio, o plano de marketing para restaurantes é vantajoso em diversos aspectos. Um deles é conhecer melhor seu restaurante, como seus altos e baixos, e também as fraquezas e potencialidades de elementos que estão ao redor dele, ajudando a tomar decisões.

O plano de marketing para restaurantes de mesma forma orienta sobre o que é necessário ao negócio e auxilia a definir os objetivos alcançáveis. Além disso, ajuda a organizar o que pode ser feito para conseguir essas metas ao decorrer do tempo, sendo em curto ou longo prazo.

Veja a seguir os passos ideais para você montar e realizar o melhor plano de marketing possível para seu restaurante.

PASSO 1 – CONHEÇA SEU RESTAURANTE

Como dito anteriormente, o plano de marketing para restaurantes permite que você vá a fundo quando o assunto é seu empreendimento. O processo ideal para compreender seu negócio é listar as forças, as oportunidades, as fraquezas e as ameaças do estabelecimento, o que é chamado no marketing como matriz SWOT ou também FOFA, no português.

PASSO 2 – ANALISE A CONCORRÊNCIA

Após conhecer seus altos e baixos, o restaurante também precisa estudar seus concorrentes no mercado. O que e a que preço oferecem, os tipos de cliente que frequentam esses locais e suas fraquezas são dados que precisam ser coletados e comparados ao seu negócio.

PASSO 3 – ENTENDA SEU PÚBLICO

Outro passo importante é traçar o perfil dos clientes em potencial, ou seja, quem o restaurante pretende atrair e fidelizar com seus produtos. Nessa situação, deve ser levada em conta a identidade do local e o que as pessoas têm a dizer sobre ele, informações encontradas muitas vezes nas mídias sociais.

PASSO 4 – DEFINA SEUS OBJETIVOS

Utilizando os dados coletados, agora é o momento de definir os objetivos visando melhorar seu restaurante. Para isso, um objetivo principal precisa ser definido e, a partir dele, outros surgirem, sendo mais específicos quanto às necessidades do negócio.

Por exemplo, o bar e restaurante Divino Botequim – cliente capixaba da TronSoft que utiliza o sistema TronSolution – criou um novo cardápio e quer apresentá-lo ao público. Nesse caso, o objetivo principal é atrair possíveis clientes ou já fidelizados para conhecer os novos produtos. Já os objetivos específicos são as formas de divulgação na mídia, como treinar os funcionários para apresentar os pratos, entre outros.

 

PASSO 5 – CRIE SEU PLANO E COLOQUE EM PRÁTICA

Com essas informações e objetivos, eis o momento de criar o plano de marketing para seu restaurante. E para isso elabore ações que possam ser executadas dentro da realidade e que façam seus clientes serem atraídos pelos produtos, preços, praças (espaços no mercado) e promoções – os  chamados 4Ps.

Para ilustrar a criação do plano de marketing para restaurantes, voltamos com o exemplo do Divino Botequim. Um dos objetivos específicos escolhidos para apresentar ao público seu novo cardápio foi a divulgação nas mídias.

A partir disso, o restaurante criou algumas ações, como convidar pessoas influentes na mídia para experimentar as novidades em um evento exclusivo com direito a um brinde. Outra estratégia foi o uso de postagens em redes sociais, principalmente no Instagram, mostrando os deliciosos pratos dessa nova fase do estabelecimento. Essas são algumas estratégias para usar os 4Ps.

Também não se esqueça de elaborar cronogramas e definir o tempo em que cada ação deve ser colocada em prática. Para isso, crie uma planilha para lhe guiar, sendo ela mensal ou até mesmo anual.

A falta de organização na gestão desses elementos pode custar muito caro, impedindo que um ou mais objetivos sejam atingidos.

 

Há mais de 22 anos do mercado, a TronSoft sabe bem os desafios da informatização do negócio e, por isso, oferece as soluções ideais para o plano de marketing de seu restaurante.

Para ações promocionais, o sistema TronSolution é capaz de realizar sua programação automática e inteligente, e o controle e gerenciamento dessas promoções, feitos por produto, cliente (sendo ele conveniado ou não), evento ou período.

O TronSolution também permite a gestão de contas e o acompanhamento de gastos realizados no plano de marketing de restaurantes através dos recursos do sistema para gestão financeira.
Saiba mais sobre nossas soluções e encontre o plano ideal para seu negócio.