Publicado em 27 de junho de 2019

5 Problemas solucionados com um sistema para restaurantes

Descobrimos anteriormente a importância e como se administrar um restaurante com excelência, elaborar um plano de marketing para o local, e também realizar adequadamente um treinamento de funcionários.

Porém, surge outra situação perante esses assuntos: como podemos solucionar com eficácia os problemas enfrentados em um restaurante?

Atualmente, as novas tecnologias viraram grandes aliadas, apresentando soluções mais práticas para os obstáculos do cotidiano. O mesmo ocorre no ramo da alimentação, onde utilizar um sistema para restaurantes se torna a solução de muitos desses problemas.

Quer explorar mais sobre essas possibilidades? Fique conosco e descubra 5 dos problemas que podem ser resolvidos com um sistema para restaurantes.

 

ATENDIMENTO E COMUNICAÇÃO ENTRE ÁREAS 

O atendimento é o cartão de visita de um restaurante, a primeira impressão que o público tem do local é, definitivamente, a que fica. 

Por mais que a equipe tenha o treinamento adequado para receber seus clientes, a agilidade do serviço e a eficiência em anotar os pedidos também são levadas em conta pelo consumidor. E realizar isso sem a tecnologia adequada pode ser um grande problema.

Imagine a situação: os garçons de um restaurante utilizam blocos de papel para anotar os pedidos e levá-los para a cozinha e o caixa. 

Nesse caso, há muitas chances de ocorrer um atraso: ausência de um dos materiais para anotações, rasuras na escrita de algum pedido, perda da comanda, entre outras.

O mesmo ocorre com a comunicação entre as áreas do restaurante. Mesmo com colaboradores prontos para trabalhar em equipe, se os espaços dialogam com falhas, quem acaba sendo prejudicado é o próprio cliente.

Em outro exemplo, um garçom precisa passar o pedido tanto para o caixa, como também para a cozinha. Caso ele esqueça de informar ao caixa, os gastos com a comida produzida não poderão ser contabilizados. Caso ele não passe para a cozinha, o caixa cobrará algo que não foi consumido de maneira equivocada.

Com um sistema para restaurantes, os funcionários do atendimento economizarão tempo para suas tarefas e as realizarão com agilidade, e as áreas poderão ser integradas em uma única rede de comunicação, sem perder qualquer informação.

 

CONHECIMENTO SOBRE O PÚBLICO-ALVO

Conhecer seus clientes é fundamental para os restaurantes, porém poucos são os que sabem realmente quem é seu público. Essa informação é ideal para traçar o perfil do futuro ou já consumidor, o que permite que possam ser criados planos de marketing que os atendam. Sem a coleta correta desses dados, as ações criadas podem atingir negativamente o público-alvo.

Por exemplo, o gestor do restaurante deseja fazer uma promoção para seus clientes, mas ele não sabe ao certo qual é o público-alvo do local. Caso ele crie a oferta e invista no público errado, os resultados não serão nem um pouco satisfatórios, como perda de clientela.

Já com o uso de um sistema para restaurantes, os dados de registro dos clientes podem ser comparados, traçando seu perfil e, consequentemente, permitindo a criação dessas estratégias para impulsionar as vendas do local.

 

CONTROLE DOS ITENS DO ESTOQUE 

Lidar com o controle do estoque de um restaurante não é uma tarefa fácil. Os responsáveis precisam estar bem atentos para monitorar a entrada e saída do que foi comprado para o estabelecimento, desde os itens que fazem parte do cardápio até mesmo seus insumos. E um pequeno erro pode se transformar em uma grande bola de neve.

Vamos visualizar essa situação: o colaborador responsável pelo controle do estoque de um restaurante o faz verificando manualmente nota por nota fiscal, e também contando o que ainda tem de mesma forma. Indo por esse caminho, os dados obtidos podem não bater com os gastos com os materiais e alimentos, o que daria ainda mais trabalho ao funcionário.

Com um sistema para restaurantes, o controle de estoque é simplificado, unindo dados que já estão armazenados com os recém coletados e gerando relatórios com informações exatas.

Além disso, também permite a criação de ficha técnica para tudo o que é consumido pelos clientes, proporcionando mais automatização e precisão, e evitando falta de produtos e insumos.

 

SEGURANÇA E CONTROLE NA GESTÃO FINANCEIRA

Trabalhar com a gestão de um restaurante é bastante complicado, principalmente ao enfrentar as questões financeiras. 

Para lidar com essa responsabilidade, os dados referentes à finanças – como contas bancárias, despesas e lucros – do estabelecimento precisam estar seguras e sob o controle total e apenas do gestor. Todavia, por mais que todo o cuidado seja pouco, um descuido pode custar caro.

Vamos a um exemplo: um restaurante utiliza um sistema manual e seu gestor precisa reunir os dados financeiros do mês, como notas fiscais, boletos, entre outros.

Nessa situação, conseguir esse tipo de informação se torna trabalhoso e pouco seguro, visto que há risco de perda desses documentos importantes.

Utilizando um sistema para restaurantes, a segurança é garantida em todas as operações, em especial as financeiras do estabelecimento, e o controle pode ser facilmente feito com o armazenamento dos dados e a geração de relatórios. 

 

INTEGRAÇÃO COM DELIVERY 

O método de entrega dos restaurantes – popularmente conhecido como delivery – virou destaque recentemente no ramo da alimentação. 

Mesmo em constante atualização, essa tecnologia ainda não é utilizada da maneira correta por muitos estabelecimentos, o que pode causar transtornos.

Um sistema para restaurantes com recursos para delivery permite que os pedidos realizados pelo telefone sejam realizados de forma prática, muito rápida e segura, o que facilita o serviço. Essa função também armazena os dados do cliente para facilitar o acesso a tais em futuros pedidos. 

Há ainda a possibilidade de integração do sistema com portais de delivery e aplicativos, como o popular iFood. Além disso, também podem ser atendidas demandas de centrais de delivery, em que há apenas um número de telefone, mas os pedidos precisam ser direcionados ao local de produção mais próximo do cliente.

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Há 22 anos no mercado, a TronSoft entende como esses e outros problemas podem afetar as vendas de um restaurante e por isso oferece as soluções ideais para superar esses obstáculos. 

Através do sistema TronSolution, o restaurante pode ter vários benefícios, como a eficaz integração entre áreas do estabelecimento, o controle do delivery integrado ao iFood e, além disso, praticidade e agilidade para registro de pedidos. 

Também oferece maior segurança e controle de vários dados, que vão desde o perfil de clientes até o controle do estoque e controle de caixa.

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