Veja como ter a Autonomia Do Cliente No Restaurante
Publicado em 12 de abril de 2022

Descubra como e porque aumentar a autonomia do cliente no restaurante!

Atenção, dono de restaurante! Já pensou em investir no autoatendimento de consumidores? Essa é uma estratégia que pode trazer diversos benefícios, como maior satisfação do freguês. Por isso, preparamos este artigo, para você conhecer essa opção melhor. Aqui, explicamos como aumentar a autonomia do cliente no restaurante e os principais motivos.

Verifique o conteúdo abaixo!

O que é autoatendimento?

Resumidamente, autoatendimento é quando o cliente atendente a si próprio, seja no estabelecimento ou em casa. Esse modelo de assistência também é chamado de autosserviço e surgiu junto ao crescimento dos meios digitais. Com o ele, o cliente não precisa esperar pelo garçom e pode obter ou fazer seu pedido de forma mais rápida e simplificada. É a Experiência do Cliente 2.0, que ocorre com auxílio da tecnologia. 

Entenda melhor com alguns exemplos que você já deve ter visto:

  • pagamento de compras em totem;
  • caixa eletrônico em agências bancárias;
  • totens de autoatendimento em cinemas;
  • máquinas de guloseimas, entre outros.

3 formas de aumentar a autonomia do cliente no restaurante

1- Cardápio digital

Uma das estratégias de autoatendimento utilizadas em restaurantes e lanchonetes é o cardápio digital. Sabe aqueles totens e tablets que ficam disponíveis para você fazer seu pedido? Ou aqueles QR Codes disponíveis na mesa para verificar os pratos disponíveis? Essas são opções de ferramentas utilizadas por estabelecimentos para que os clientes possam acessar o menu. Assim, o consumidor não precisa esperar pelo garçom e já pode escolher o que vai comer.

Entenda e Autonomia Do Cliente No Restaurante 1
2- Pedido online

Outra maneira de desenvolver a autonomia do cliente no restaurante é oferecendo a possibilidade de pedido online. Alguns softwares permitem que, ao ver o cardápio, o freguês já possa selecionar o que deseja e fazer a solicitação por contra própria. Isto é, através do tablet ou smartphone, sem assistência de um funcionário em forma física. Além de diminuir a possibilidade de estresse pela espera do consumidor, se o sistema for integrado com a cozinha, ainda há uma otimização no preparo. 

3- Pagamento virtual

Se você deseja aumentar a autonomia do seu consumidor, também é interessante implementar o pagamento virtual. Isto é, por meio do smartphone próprio do freguês ou pelo tablet do restaurante. Alguns totens também oferecem a opção de pagar na hora da solicitação do pedido. Isso faz com que o processo seja agilizado e o cliente receba logo sua refeição. Além disso, evita fraudes e falta de pagamento.

Por que investir na autonomia do cliente no restaurante?

Agora você já sabe como aumentar a autonomia do seu cliente. Mas, por que fazer isso? Acontece que oferecer o autoatendimento ao consumidor faz com que ele se sinta no controle. Afinal, ele quem irá realizar o serviço que ele vai oferecer. Algumas pessoas preferem esse sistema por conta desse domínio. Além disso, a maior autonomia faz com que a satisfação do cliente aumente, você sabia? Como não há uma interferência direta, os erros no pedido são menores que com uma assistência humana, por exemplo. Também há uma maior agilidade no preparo e entrega do que foi solicitado. Por conta disso, pode haver um progresso na fidelização de clientes no restaurante. 

Em pesquisa realizada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), aumentar essa autonomia também se mostrou algo positivo. Segundo dados coletados durante o processo, 39% dos consumidores entrevistados alegaram ter preferência pelo autoatendimento. Assim, o autosserviço se mostra promissor e melhora a satisfação do cliente.

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