Publicado em 14 de novembro de 2019

Como fazer a gestão completa e eficiente do seu estabelecimento

Ao comandar um estabelecimento relacionado aos campos da gastronomia e/ou do entretenimento, quem gerencia o negócio precisa ter jogo de cintura para lidar com as inúmeras demandas e alcançar bons resultados por parte de suas tantas áreas. Porém, como conseguir isso de forma realmente eficaz? 

Embarque conosco e descubra que fazer uma gestão completa e eficiente do seu estabelecimento não é tão complicado quanto parece.

 

PLANEJAR AS AÇÕES

Como já vimos anteriormente, gerenciar um estabelecimento requer um planejamento detalhado, visando o que possa intensificar, melhorar ou modificar algo que seja necessário. E uma das formas mais eficazes de se realizar isso é montar seu plano de marketing, que permite organizar e otimizar o tempo dedicado às ações benéficas para seu negócio.

Para isso, conheça a fundo o empreendimento, analisando seus acertos e falhas desde a cozinha até a gestão financeira, estudando a concorrência e compreendendo qual é o verdadeiro público-alvo do local. Através dessa pesquisa, crie suas ações e as coloque em prática, sempre monitorando esses resultados com o tempo.

 

CONTROLAR AS FINANÇAS

Certamente uma das áreas encaradas com mais dificuldade na gestão de um estabelecimento é a de controle financeiro, visto que suas ações atingem o funcionamento do negócio como um todo. Afinal, é através desse gerenciamento que são avaliados os investimentos a serem feitos, além da prestação de contas referentes aos gastos do local. 

Para lidar com as finanças sem ter qualquer dor de cabeça, faça sempre levantamentos quanto aos impostos, gastos com matérias-primas, folhas de pagamento da equipe, manutenções a serem realizadas, taxas de cartão e até mesmo quanto os clientes pagaram mensalmente por seus serviços. A partir desses dados, crie planos orçamentários, principalmente pensando em longo alcance, visando no mínimo um ano de funcionamento do empreendimento.

 

VERIFICAR O ESTOQUE

O controle de estoque também é de grande importância no gerenciamento de um empreendimento, afinal é através dele que podemos fazer as compras de materiais, verificar suas qualidades e quantidades, entre outras questões nas quais podemos ponderar os acertos e falhas daquele ambiente. 

Para que a gestão dessa área seja efetiva, estabeleça prazos para a contagem do que faz parte do estoque, constatando quais são os itens que precisam de mais investimentos. Não esqueça de delimitar o que há dentro do estoque, buscando o equilíbrio ideal para que não existam desperdícios e/ou ausência de produtos. Facilite também este processo classificando os itens, o que adianta a etapa de reposição deles.

 

CUIDAR DA IMAGEM

Sabemos que a primeira impressão geralmente é a que fica, inclusive se tratando de bares, restaurantes, casas noturnas e similares. Por isso, é fundamental que exista um cuidado com a imagem do negócio, desde a forma em que é divulgado nas mídias sociais até a ambientação de cada canto do local. 

Mantenha as redes sociais do estabelecimento sempre atualizadas, colocando sempre conteúdos realmente necessários e atrativos para seu público-alvo, como novidades, promoções, sorteios, entre outros recursos. Na decoração do local, invista no que valorize a proposta da casa, assim como em transformar os espaços para ter ambientes acolhedores e aconchegantes para o público.

 

AUTOMATIZAR OS PROCESSOS

As tecnologias podem ser nossas grandes aliadas, principalmente na necessidade de se ganhar tempo e otimizar as ações de cada área de funcionamento de um empreendimento. Com isso, o uso de um sistema para bares, restaurantes, casas noturnas e similares pode solucionar problemas recorrentes no local.

Por meio de um sistema de automação eficiente, o estabelecimento pode resolver questões como o de atendimento, comunicação entre áreas, definição do público-alvo, controle de estoque, gestão financeira, segurança, integração com delivery, entre outros. 

 

CAPACITAR A EQUIPE

Outro ponto importante da gestão de um negócio é a capacitação dos funcionários, que pode fazer uma diferença e tanto na forma que o público enxerga o local. Realizar um treinamento eficaz traz não só resultados positivos, como também permite que se tenha um padrão de atendimento que une a qualidade com a agilidade. 

Para isso, descubra o perfil de sua equipe, conhecendo as particularidades dos funcionários e o que elas podem somar ao trabalho dos colegas. Instrua seus colaboradores a lidar com diferentes tipos de emergências, além de incentivar o hábito do cuidado com a higiene, sendo ele crucial para esses tipos de estabelecimentos. E nunca se esqueça da motivação, que é um grande combustível para que eles entendam a importância de seus trabalhos para o local. 

 

APROXIMAR O PÚBLICO

Com tantos estabelecimentos nas áreas da gastronomia e/ou entretenimento, ter um diferencial é fundamental para que o público-alvo chegue até seu negócio e permaneça usufruindo de seus serviços. E entre tantas estratégias, atendimento de qualidade e táticas para fidelizar o público são bastante eficazes para aproximar do cliente.

Com isso, priorize um atendimento que trate o cliente com respeito e que o faça se sentir em casa. Desenvolva isso através da capacitação da equipe, reforçando diariamente sua importância. Ações como promoções e pontos de fidelidade também são boas pedidas. Além de serem grandes atrativos por seus benefícios, também são estratégias que visam lucro e melhorias na imagem do local.

 

MONITORAR RESULTADOS

Com todas essas etapas em andamento, quem gerencia o estabelecimento precisa acompanhar os resultados alcançados constantemente, avaliando dados das áreas de funcionamento do local e também o feedback constante do público. Dessa forma, o responsável pelo local poderá analisar onde os investimentos devem ser aplicados, assim como o que pode ser modificado.

Esteja a par também de inovações que chegam ao mercado, estudando o que é válido ou não ser aplicado em seu bar, restaurante, casa noturna ou similar. Trazer novas experiências significativas pode auxiliar não só a fidelizar novos ou já clientes, como também a aprimorar os resultados do local.

 

 

SOBRE A TRONSOFT

Há 23 anos no mercado, a Tronsoft conhece bem os desafios de se gerenciar um estabelecimento de sucesso. Por isso, oferece o que há de melhor para o funcionamento de seu bar, restaurante, casa noturna ou similar através do TronSolution, um sistema de automação e gestão completo, seguro e fácil de operar. Conheça mais sobre nosso software para restaurante e outras soluções.