mulher apredendo como montar um cardápio digital na prática com o celular na mão
Publicado em 08 de setembro de 2021

Como montar um cardápio digital atraente para seus clientes?

O cardápio é uma peça fundamental para apresentar os produtos e ajudar os clientes a escolherem seus pratos. Com a pandemia do coronavírus e a expansão do delivery, o uso da sua versão virtual se intensificou ainda mais. Em geral, o menu é desenvolvido por um sistema para bares e restaurantes. E disponibilizado através de sites, redes sociais ou aplicativos para se adequar às questões de segurança e higiene dos estabelecimentos. Ainda não adotou essa novidade no seu negócio? Não tem problema! Hoje a TronSoft irá te mostrar como montar um cardápio digital bonito, funcional e atraente. Confira!

Confira 5 dicas sobre como montar um cardápio digital

1- Insira todas as informações necessárias

O cardápio digital do seu restaurante precisa ter as mesmas informações que a versão física. Os pratos precisam ter um nome criativo e descrições simplificadas. Além disso, faz toda a diferença dividir os itens por grupos: entradas, pratos principais, sobremesas e bebidas. É claro que essas classificações também precisam de um nome autêntico e original. Use sua imaginação!

2- Invista em imagens chamativas

Independentemente se for digital ou físico, um cardápio precisa de imagens que deem água na boca! A expressão “comer com os olhos” é real — os clientes se interessam primeiro pelo que veem para depois fazerem o pedido. Portanto, para saber como montar um cardápio digital, não economize na apresentação! Use fotos reais dos seus pratos, com alta qualidade e cores vivas. Nunca use banco de imagens! Prefira tirar as fotos com um smartphone ou contrate um fotógrafo profissional de alimentos.

3- Apresente os preços de forma estratégica

Os preços dos produtos devem ser compatíveis com a experiência oferecida pelo seu restaurante. Lembre-se de entregar valor ao seu cliente, desde o atendimento até à qualidade dos insumos fornecidos. Aliás, você pode aumentar as chances de venda com um truque básico: utilizar números quebrados, como R$ 24,99. Essa numeração faz parecer que o produto é mais barato do que aqueles terminados em 00.

Além disso, há outras dicas sobre como montar um cardápio digital: não escreva o valor por extenso e não inclua os símbolos monetários (R$). Essas pequenas ações também geram um efeito positivo no subconsciente do cliente, fazendo-o pensar que os valores são menores do que realmente são.

4- Ofereça combinações e sugestões exclusivas

Uma boa dica para melhorar a experiência do cliente é oferecer combinações únicas de itens dentro do cardápio digital. Ou, ainda, disponibilizar sugestões exclusivas de pratos somente na versão online. Assim, é possível trabalhar com uma seleção de produtos restrita ao menu virtual, aumentando a aderência dos fregueses ao seu sistema para restaurante.

5- Integre o cardápio digital à gestão do restaurante

A última dica sobre como montar um cardápio digital está relacionada à potencialização da sua produtividade. A integração do menu virtual a um software de gestão garante um atendimento mais ágil, já que o cliente mesmo escolhe e envia seu pedido. Este, por sua vez, é direcionado de forma automática para a cozinha e demais áreas de produção. Resultado: o pedido chegará muito mais rápido, garantindo a satisfação do cliente.

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