Publicado em 16 de setembro de 2019

Como preparar seu bar e restaurante para datas comemorativas

Réveillon, Dia das Mães, Dia da Pizza, Black Friday… Das mais tradicionais até as mais curiosas, as datas comemorativas se tornaram grandes e lucrativas aliadas de estabelecimentos de vários segmentos, como bares, restaurantes, boates e similares. 

Mesmo com a chance de alavancar as vendas através delas, ainda existem muitos empreendimentos que não sabem como se destacar em meio aos seus concorrentes, assim como oferecer ao público uma experiência digna de fidelizar vários clientes. 

Quer aprender a reverter essa situação? Então fique conosco e descubra como preparar seu bar e restaurante para datas comemorativas.

 

ESCOLHA DATAS ATRATIVAS

Existem inúmeras datas comemorativas nos calendários pelo Brasil afora, desde as mais conhecidas e comuns no mercado até as que podem trazer prosperidade ao seu negócio. Por isso, trace o perfil dos clientes de seu estabelecimento e estabeleça datas comemorativas que serão atrativas para esse público.

Se o bar e/ou restaurante foca em atender toda a família, datas como Dia das Mães, dos Pais e das Crianças podem ser opções a receberem maior investimento. Já em locais onde o público-alvo é maior de 18 anos, festas e comemorações relacionadas a bebidas, ou até mesmo a petiscos, podem ser uma boa pedida, como o Dia de São Patrício (St. Patrick’s Day), por exemplo.

 

DECORE ADEQUADAMENTE

Como já vimos anteriormente, investir no ambiente de bares e restaurantes é algo que pode fazer a diferença na hora de atrair novos clientes para o local. Uma decoração pensada em seus mínimos detalhes – desde a arrumação da mesa até a música ambiente, por exemplo – é ideal para qualquer ocasião.

Mesmo assim, a ambientação do estabelecimento precisa ser equilibrada, sem exageros ou ausências, que una a essência do negócio com a data que está representando, trazendo uma experiência acolhedora ao cliente. Por exemplo, se há um restaurante que represente uma cultura específica, trazer elementos dela que se relacionem com a data seria bem interessante.

 

CRIE CARDÁPIOS E PROMOÇÕES TEMÁTICAS

Uma forma bastante eficaz de chamar o público para seu bar e restaurante nas datas comemorativas é criar um menu especial para cada ocasião. Sendo formado de petiscos, pratos mais elaborados ou até mesmo drinks especiais, o cardápio precisa apresentar opções condizentes com a data e que correspondam com a proposta do local e o que já é vendido normalmente nele.

Outra maneira ideal de atrair novos clientes é através das promoções, onde se pode trabalhar diversas formas de agradá-los e, consequentemente, fidelizá-los. Para isso, invista em descontos, porções e/ou bebidas em dobro ou até mesmo sorteios no próprio local ou nas redes sociais. Brindes também são válidos caso o estabelecimento tenha como investir nisso.

 

INVISTA NA DIVULGAÇÃO

Promover seu bar e restaurante para o público é um passo importante para o crescimento do negócio e, nos dias atuais, as redes sociais são os meios mais eficazes de conseguir isso. Por isso, crie ou foque em atualizar os perfis de seu estabelecimento nas principais mídias utilizadas, focando em atrair seu público-alvo.

Faça uma programação com antecedência das postagens, buscando apenas colocar imagens e textos de qualidade e também necessários sobre a data comemorativa. Assim como na ambientação, as mídias sociais devem apresentar um equilíbrio em suas informações – nem faltando e nem exagerando nas postagens -, além de ser um canal de comunicação com o público, que eventualmente fará perguntas diretas ao empreendimento. 

 

FAÇA UM PLANO DE MARKETING

Para lidar com as demandas desses eventos sazonais e torná-los um sucesso, o ideal é criar um plano de marketing para essas datas. Organize com antecedência as ações a partir do perfil de seu negócio, de seus concorrentes, de seu público e também de seus objetivos com o planejamento. 

Outro ponto interessante é definir a periodicidade da comemoração, que pode auxiliar nos ganhos do bar e restaurante e na sua visibilidade no mercado. Por exemplo, um local é especialista em hambúrguer e pretende investir no Dia Mundial do Hambúrguer. Nesse caso, quem o administra deve analisar se a demanda de clientes é condizente com apenas um dia de comemorações ou até mesmo um mês de vantagens. 

 

 

Há mais de 22 anos no mercado, a TronSoft sabe o quão trabalhoso é preparar um estabelecimento para as demandas diárias e também para as datas comemorativas, por isso oferece o melhor em soluções para bares, restaurantes, boates e similares. Através do sistema TronSolution, seu bar e restaurante poderá usufruir de um sistema completo, seguro e muito fácil de operar.

Descubra mais sobre nossas soluções e encontre o plano ideal para seu negócio.