Publicado em 03 de julho de 2020

Conheça as vantagens de ter um aplicativo próprio para delivery

Diante das recentes mudanças no segmento do food service, as plataformas de delivery estão cada vez mais populares entre os consumidores. Bares e restaurantes que já não tinham iniciativas digitais de delivery entraram na corrida para atender essa nova demanda, buscando principalmente os aplicativos de marketplace mais conhecidos do mercado.

Porém, vários empresários visualizaram outras oportunidades e também implementaram iniciativas digitais próprias de delivery, além da presença nos marketplaces. 

Descubra a seguir quais são as vantagens de ter um canal de vendas próprio.

 

REDUÇÃO DE GASTOS

Os altos valores das comissões cobradas pelas plataformas de marketplace se tornaram um grande problema para bares e restaurantes. Afinal, esses valores acabam diminuindo muito a margem de lucro.

Através de uma iniciativa digital própria de delivery, seu estabelecimento não precisa se preocupar com o “sócio” marketplace, pois soluções próprias são sempre cobradas em valores fixos mensais. 

 

FORTALECIMENTO DA MARCA

Canais de marketplace são conhecidos por oferecerem um vasto leque de opções de bares e restaurantes para os consumidores. Todavia, com a grande concorrência e a falta de personalização no aplicativo, diminuem as chances da sua marca ser apresentada e lembrada pelos consumidores. Além disso, alguns marketplaces não exigem que os estabelecimentos tenham alvarás sanitários, ou ainda que estejam regularizados em todas as esferas governamentais. Ou seja, em muitos casos, a concorrência é desleal e predatória. .

Com uma plataforma própria para delivery, seu negócio ganhará maior visibilidade se forem usadas técnicas de divulgação digital como, por exemplo, a utilização de ferramentas como o Google Ads, links em seu site institucional e até mesmo em grupos de rede social.

 

CANAL DIRETO DE VENDAS

Criar sua plataforma própria de delivery permite que exista um canal direto de vendas com o público, proporcionando autonomia para seu negócio, sem depender de terceiros e resolvendo qualquer questão dos clientes diretamente com eles. Também poderá trabalhar melhor produtos e lançamentos, assim como explorar campanhas promocionais.

 

FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES

Plataformas de marketplace não fornecem informações detalhadas sobre o consumidor, pois entendem que os clientes são deles, alegando ainda que poderá haver violação da privacidade em virtude da nova Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Sem esses dados básicos, o empresário não conhece o perfil de seu consumidor e, assim, não consegue traçar as estratégias ideais para fidelizar os clientes.

Com uma iniciativa digital própria de delivery, os dados dos clientes são abrangentes e, portanto, passíveis de serem usados em campanhas direcionadas de marketing, promoções específicas, gerando maior aproximação e fidelização. 

 

VÁRIOS CANAIS DE VENDA

O investimento em uma iniciativa digital própria de delivery não significa que o estabelecimento está restrito a esse recurso. As plataformas de marketplace também podem ser utilizadas em paralelo, trabalhando os vários canais ao mesmo tempo, mas sempre buscando a conversão dos cliente derivados dos marketplaces para a iniciativa digital própria.

Uma das estratégias mais utilizadas para chamar a atenção desses clientes provenientes dos marketplaces é o envio dos produtos acompanhados de material gráfico com promoções e/ou vantagens acessíveis unicamente pela iniciativa digital própria.

 

O SISTEMA TRONSOLUTION

Além de ter interligação automática com os principais marketplaces, o Sistema TronSolution já tem integração com vários outros sistemas que permitem iniciativas próprias de delivery, inclusive sem a necessidade de instalação de aplicativos nos smartphones dos clientes.

A centralização do recebimento de pedidos de vários canais de delivery vai surpreender você. 

Entre em contato e saiba mais informações sobre essas e outras soluções ideais para seu negócio.