Entenda o que é Controle De Estoque Do Bar
Publicado em 11 de abril de 2022

O que é e como fazer o controle de estoque no bar? Entenda!

Se você já ouviu que um bom controle de estoque no bar é essencial para uma entrega de qualidade, saiba que essa afirmação está correta! Acontece que uma gestão eficiente é essencial para entender as demandas do seu estabelecimento. Assim, é possível entender o que ele precisa e o que seus clientes desejam, por exemplo. É a chave para o sucesso!

Quer entender o que é e como fazer o controle de estoque no bar? Prossiga a leitura!

O que é controle de estoque?

Gestão de estoque é uma área da logística que ajuda a organizar e controlar o que está guardado no armazém. Ou seja, dos produtos e cargas que serão vendidas a clientes. Há um processo de planejamento e observação. Assim, é possível verificar o que sai, o que entra e o que permanece no depósito. 

Com uma boa metodologia de acompanhamento e organização, bem como a realização de inventário, é possível ter um controle de estoque eficiente!

Importância

O controle de estoque no bar, e de qualquer outro estabelecimento, é extremamente importante para aumentar a qualidade nas entregas. Além de promover uma maior organização dos insumos, esse gerenciamento ajuda a entender as demandas e as necessidades de reabastecimento. Assim, evita-se que:

  • itens importantes fiquem em falta, já que é possível gerenciar e fazer uma lista de compras, por exemplo;
  • ocorra desperdício, pois não ocorre estocagem de excesso de produto no armazém ou compra do que não é preciso.

Por exemplo, se seu bar recebe muitos consumidores de determinado lanche, você sabe que é importante ter sempre os ingredientes necessários para prepará-lo. Nesse caso, ter o controle do estoque eficiente garante que, na hora de fazer as compras, você saiba o que é preciso ou não comprar. Dessa forma, nenhum pedido do prato mais famoso será rejeitado! Consequentemente, garante-se uma satisfação do cliente!

Controle de estoque no bar: saiba como fazer!

o que é Controle De Estoque Do Bar 1
1- Faça o controle de entrada e saída

Uma das principais preocupações quando o assunto é gestão de estoque é o controle de entrada e saída de produtos. Ou seja, no caso do bar, seria a compra de um destilado e, depois, quando acabar, o fim desse recurso. Essa prática ajuda a entender o que tem-se no reservatório ou não. A forma mais eficiente de fazer isso é criando e atualizando um inventário do armazém!

2- Defina uma quantidade mínima e máxima

Outra forma de garantir um bom controle de estoque no bar é definindo uma quantidade mínima e máxima. Ou seja, daquilo que se deve ter no depósito, seja referente a bebidas ou ingredientes para pratos. Isso vai ajudar a garantir que, ao olhar o inventário, você entenda o que precisa ser reabastecido ou não.

Então, entenda qual a demanda de cada item para fabricar um prato do cardápio e junte essa informação com a média de pedidos de cada um. A partir disso, faça uma análise e defina essa quantidade necessária. A mínima deve ser referente ao que é preciso para fabricar um número bom do prato, podendo haver necessidade de recusar pedido. Já a quantidade máxima diz respeito aquela que não pode ser ultrapassada, com risco de haver desperdício. 

3- Categorize seus produtos

Para melhorar ainda mais o controle de estoque no bar, separe seus insumos em categorias. Alguns exemplos são:

  • bebidas;
  • frutas;
  • legumes;
  • temperos, entre outros.

Ao fazer essa classificação, a visualização dos dados é facilitada, minimizando erros e otimizando o processo. Vale criar uma coluna para essas categorias no inventário e, ainda, etiquetar as prateleiras do reservatário.

4- Verifique o inventário periodicamente

Verificar o inventário de itens periodicamente no bar também é interessante para garantir uma gestão eficiente e de qualidade. Afinal, se não houver frequência no controle, ele será insuficiente e não gerará êxito. É importante definir um período bom e sempre estar verificando e atualizando a planilha. Assim, garante-se que nenhum produto vai faltar!

5- Conte com um sistema de gestão

Por fim, nossa última dica é: conte com um sistema de gestão no bar! Esse software pode ser o diferencial entre você e outro estabelecimento. Além disso, é um ótimo recurso para facilitar o controle do estoque, já que não precisa ser manual, e facilita a integração entre outros programas. Dessa forma, aumenta a eficiência dessa organização!

Conte com o sistema Tronsoft!

Possui um bar e precisa de ajuda com a gestão do seu negócio? A Tronsoft tem a solução! Somos uma empresa de tecnologia que oferece um sistema para bares e restaurantes de qualidade. Com ele, você pode obter comanda eletrônica, fazer integração com iFood e outros deliverys, além de garantir diversos outros benefícios. Você ainda obtém suporte técnico 24h. Já são mais de 20 anos ajudando estabelecimentos como o seu a crescer!

Entre em contato conosco e potencialize seus resultados!