Delivery próprio ou comum? Compare e veja qual é o melhor para você!
Já pensou em contratar um delivery próprio ou comum para seu estabelecimento? Então, este é o momento! Hoje vivemos em meio a uma pandemia, que gerou mudanças nos hábitos de compra das pessoas. Segundo dados de uma pesquisa divulgada pela Globo, durante esse período 86% dos entrevistados optaram por pedir comida para entregar em casa. Por isso, é interessante que você se adéque ao momento e conte com o serviço a domicílio.
Neste contexto, abordaremos as diferenças do delivery próprio para o comum a vários restaurantes. Assim, você entende os benefícios de cada modelo e decide qual o ideal para o seu negócio. Ainda não ponderou sobre essa escolha? Continue a leitura para saber o que é melhor para seu empreendimento!
Delivery próprio ou comum: qual a diferença?
Resumidamente, o delivery próprio é o modelo onde o restaurante tem seu próprio aplicativo e frota de entregadores. Já o comum é aquele onde há o uso de um aplicativo dividido entre várias empresas.
Abaixo, nós explicamos mais a fundo cada um. Assim, você consegue entender qual o modelo de sistema para entrega a domicílio é melhor para seu estabelecimento. Será o delivery próprio ou comum? Saiba a seguir!
Delivery comum
Como dito acima, o delivery comum é aquele onde a frota de entregadores é dividida. Ou seja, é quando o restaurante utiliza um aplicativo compartilhado entre diferentes empresas. Consiste em um modelo onde os donos de restaurantes e bares não precisam se preocupar com contratação ou gestão do sistema. Esse tipo de delivery é terceirizado. Confira seus prós e contras!
Prós
- Fácil implementação, pois em sua maioria o processo para cadastrar uma empresa é simples, ágil e realizado em poucos passos;
- terceirização da gestão de pessoas;
- permite atualizar as informações do restaurante, como cardápio, de forma descomplicada.
Contras
- Taxas cobradas pelas plataformas, que podem variar entre 10% e 30% do produto;
menor proximidade com o cliente; - se houver problemas na entrega, o consumidor pode atribuir a culpa ao estabelecimento;
- se algo der errado no momento do transporte, você é quem arca com as consequências;
- concorrência acirrada.
Delivery próprio
O delivery próprio, por sua vez, é o modelo onde o restaurante possui um sistema exclusivo e conta com uma frota de entregadores contratados. Ou seja, usufrui de uma equipe regulamentada perante a lei como trabalhador. Nesse sistema, o proprietário do estabelecimento precisa gerenciar seu software, bem como seus motoboys. É ele quem estabelece as regras e define o padrão de entrega.
Prós
- Acesso aos dados dos consumidores;
- maior proximidade nas relações com clientes;
- não há taxa de manutenção do cadastro, ao contrário do delivery comum;
- possibilidade de obter relatórios mais completos sobre os hábitos do usuário;
- agilidade nos pedidos;
- facilidade no pagamento;
- maior capacidade de personalização;
- fortalecimento da marca.
Contras
- Realizar melhorias e atualizações frequentes no sistema;
- custo de compra e manutenção do veículo;
- contratação de uma equipe própria CLT;
- treinar os funcionários para mexer no software.
Afinal, devo escolher o delivery próprio ou comum?
Agora que você conhece as diferenças, deve optar pelo delivery próprio ou comum. Já sabe qual escolher? Você deve ponderar sobre as necessidades do seu estabelecimento e condições financeiras da empresa.
Enquanto o delivery comum oferece facilidade e simplicidade, o programa próprio garante diversos outros benefícios. Entre eles a agilidade das entregas e proximidade com o consumidor. Você deve avaliar o que seu restaurante precisa!
Saiba como a Tronsoft pode te ajudar!
Depois de ler este artigo, você está decidido a contar com um sistema de delivery? A Tronsoft pode te ajudar a ter seu software próprio! Somos uma empresa especialista na criação de sistema para restaurante. Parceiros da Goomer, podemos te garantir um software de vendas completo! Nele, o cliente poderá realizar seu pedido, o qual a filial mais perto realizará. Depois fica por conta dos seus motoboys garantirem a entrega!
Com nosso sistema você garante:
- visualização do histórico de pedidos e perfil de consumo do cliente;
- possibilidade de comunicação e integração com sites de e-commerce;
- rapidez;
- segurança;
- sofisticação no gerenciamento de entregas.
Além disso, você pode fazer a integração do seu sistema com o iFood. Dessa forma, o cliente consegue visualizar seu cardápio no aplicativo da empresa. Gostou? Então, entre em contato conosco! Garanta o melhor serviço para seu estabelecimento!