Vemos uma inauguração. Veja os desafios enfrentados ao abrir um restaurante!
Publicado em 27 de abril de 2022

Empreendendo: veja 5 desafios enfrentados ao abrir um restaurante!

Começar um empreendimento não é nada fácil. Existem diversos obstáculos no caminho. Para restaurantes não é diferente! Quer abrir um, mas ainda não sabe quais são os problemas que podem surgir? Neste artigo, a Tronsoft apresenta os principais desafios enfrentados ao abrir um restaurante e dá dicas para você evitar que atrapalhem. Continue lendo e contorne-os!

Conheça os desafios enfrentados ao abrir um restaurante!

1- Ambiente ruim

O primeiro problema que podemos citar aqui para novos restaurantes é o ambiente ruim. Você sabia que má organização, localização e limpeza podem interferir na satisfação plena do cliente? Pois é, essas coisas podem fazer a diferença! A falta delas pode provocar impressões negativas ao visitante.

Para evitar isso, é importante cuidar da escolha do ambiente e, também, depois que já foi definido e adquirido. A localização deve ser boa, visível e fácil de chegar. Além disso, o local deve ter uma decoração harmônica, sem excesso de luxo, e estar organizada. Por fim, não pode faltar a limpeza, que pode ser essencial para a impressão final do cliente. Tome cuidado com esses aspectos!

2- Equipe pouco integrada

A falta de uma equipe integrada também pode prejudicar o seu negócio. Acontece que pouca comunicação, por exemplo, pode gerar ruídos e acabar em pedidos duplos, errados, entre outros. Assim, além de atrasar as tarefas realizadas no estabelecimento, pode gerar má impressão ao cliente também.

Dessa forma, é importante contar com uma ferramenta que permita integrar os sistemas da cozinha com o do garçom e da recepção, por exemplo. Nada será perdido!

3- Falta de cuidado com as finanças

Entre os desafios enfrentados ao abrir um restaurante também podemos citar a falta de atenção às finanças. Ou seja, a não obtenção de organização com as receitas e pendências do estabelecimento. Esse descuidado pode gerar dívidas, por exemplo. Assim, torna-se essencial ter os gastos e ganhos administrados adequadamente. Faça uma planilha e não deixe de calcular o fluxo de caixa periodicamente!

4- Atendimento ruim

Você sabia que o atendimento ruim também pode ser a causa de insatisfação do cliente? Não basta ter bons pratos e preços atrativos, os colaboradores precisam ter aptidão para lidar com o público! Por isso, é recomendado ser gentil e aprender o cardápio para poder explicá-lo ao cliente quando for necessário, por exemplo. Isso agrega valor ao produto/serviço que está sendo vendido, bem como à sua marca. Um bom atendimento ainda pode auxiliar na fidelização do cliente!

Uma garçonete. Entenda quais são os desafios enfrentados ao abrir um restaurante!

5- Cardápio mal desenvolvido

Um dos maiores problemas que novos restaurantes enfrentam é com o cardápio: muitas vezes com má apresentação e que não ajudam na decisão do cliente. Pensar na estrutura, em como os pratos, ingredientes e preços serão apresentados é indispensável. Ademais, também é indispensável a criação de um bom design e que facilite na escolha e pedido dos clientes.

Para a criação de um cardápio de qualidade e funcional, a Tronsoft tem algumas dicas:

  1. garanta que o menu tenha apenas informações importantes e fundamentais;
  2. tenha cuidado para ele expressar os dados relevantes de forma clara;
  3. confira se o cardápio e a aparência dele combinam com o restaurante;
  4. pensem em obter cardápios digitais, que facilitam tanto na hora da escolha quanto no pedido.

Veja como a Tronsoft pode te ajudar!

Entendeu quais são os desafios enfrentados ao abrir um restaurante e quer evitá-los? Fale já com a Tronsoft! Ofertamos um software para restaurante completo. O produto oferece controle do financeiro, comanda digital, controle de estoque, gestão de pessoas, entre outros itens. Com ele, você garante agilidade, eficácia e segurança ao estabelecimento. Entre em contato e contrate esse sistema para restaurante!