Iniciando No Food Service Veja Dicas Para Começar
Publicado em 01 de fevereiro de 2022

Iniciando no food service? Veja dicas para começar!

Começar um novo negócio não é uma tarefa fácil. Muitas pessoas têm o sonho de ter algo próprio. Mas por falta de planejamento ou obstáculos acabam deixando esse desejo de lado. A alimentação fora do lar tem faturamento de R$ 215 bilhões e representa, em média, 2,9% do PIB brasileiro, segundo dados da ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos. Pensando nisso, separamos algumas ideias para você abrir uma empresa de food service e ter um caminho mais fácil pela frente. Veja quais são essas dicas.

Entendendo o negócio

O que é food service?

Traduzido ao pé da letra do inglês, o termo food service quer dizer serviço de comida. Ele engloba qualquer estabelecimento que ofereça comida para as pessoas fora de casa. Mas, com o tempo o termo passou a ser mais abrangente incluindo também empresas que fazem o delivery (serviço de entrega de comida).

A rotina intensa dos brasileiros tem aumentado, cada vez mais, a procura por refeições práticas e rápidas. Desse modo, o mercado está bem aquecido. Existem diversas opções de food service, que incluem desde redes de Fast Food, bares, padarias, lanchonetes e pizzarias até restaurantes sofisticados, por exemplo.

Mas afinal, como começar?

Veja algumas dicas e o que fazer para começar nesse ramo. 

Escolha um segmento

Em primeiro lugar se você quer abrir uma empresa de food service, você deve escolher um segmento. Alimentação saudável, refeições rápidas, cozinhas étnicas ou um restaurante de buffet. As possibilidades são infinitas. Escolha uma opção e mãos a obra. 

Planejamento é a arma do negócio

Independente da área do seu negócio, você não deve abrir mão de um bom plano de negócios. Nele serão detalhados todos os cálculos, objetivos, todas as variáveis, metas e tudo mais que for necessário para o seu negócio dar certo. Nenhum ramo tem sucesso garantido, mas entender a sua concorrência e, principalmente o comportamento de consumo do seu mercado faz aumentar essa chance.  

A importância do sistema de gestão

Ter um sistema de gestão que atenda todas as necessidades do food service é fundamental. A tecnologia é sua aliada. Busque por empresas que façam a gestão completa do seu estabelecimento de forma personalizada. E não importa se você está apenas começando. A implantação de um sistema permite a melhor organização dos fluxos: da entrada do cliente na loja até o controle de estoque, fornecedores e parte financeira.

Em outras palavras, quanto mais cedo você implantar um sistema de gestão, mais estruturação sua empresa vai ter. Ou seja, é um investimento necessário para a construção do seu sucesso. 

Investindo no delivery

Food Service: Dicas Para Começar 1
Com tempos de instabilidade financeira nem todo mundo quer arriscar abrir um negócio de médio ou grande porte. Para isso, investir em delivery de food service pode ser uma ótima estratégia. Além disso, o sistema delivery é uma tendência promissora do segmento.

Desse modo, uma tarefa que pode ser um desafio é encontrar o melhor sistema para delivery. Sendo assim, você deve procurar, mais uma vez, uma empresa de tecnologia para te ajudar. Pesquise as opções de integrações com a mesma empresa que vai fornecer o sistema de gestão. Além de facilitar o processo, isso garante mais agilidade das demandas

A Tronsoft apoia o seu negócio

A Tronsoft possui o melhor custo-benefício do mercado. Oferecemos um sistema completo, com serviço agregado, segurança e suporte 24h. Com a nossa empresa você tem: 

1) controle de atendimento do estabelecimento;

2) controle de estoque;

3) gestão administrativa completa.

Quer saber como funciona? Acesse o nosso site e veja todas as soluções para você e seu negócio.

E não perca as matérias do nosso blog. Lá você encontra dicas que vão ajudar a aumentar as vendas e gerenciar melhor o seu negócio. Entre em contato com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas.