Descubra como os resultados no controle de estoque são identificados
Publicado em 30 de março de 2021

6 práticas simples para gerar mais resultados no controle de estoque

A falta ou acúmulo de produtos pode gerar um grande problema para o seu negócio. Por isso, ter melhor gestão das entradas e saídas é a melhor forma de evitar o desperdício. Neste artigo, separamos 6 práticas que geram mais resultados no controle de estoque. Leia-o e comece a projetar um 2021 muito mais organizado!

Como gerar resultados no controle de estoque?

1- Use a ficha técnica de estoque

A primeira prática que listamos para gerar resultados no controle de estoque é utilizar a ficha técnica. Nela, você irá encontrar a quantidade de produtos que estão armazenados e qual o custo total das mercadorias vendidas.

Deste modo, a ficha técnica de estoque serve como uma base para a compreensão da análise de saldo dos itens. Lembre-se: o que for apurado deve estar em concordância com o estoque presente na empresa.

2- Crie uma estatística de movimentação do seu bar ou restaurante

Depois, já com a ficha técnica de estoque montada e analisada, é hora de observar a movimentação do seu estabelecimento. Para isso, note quantos pratos são pedidos por noite, quais deles estão entre os mais solicitados, quantos são sofisticados e quais demandam materiais de maior valor agregado. Isso ajuda a impedir os famosos ‘’furos de estoque’’ e, portanto, gera um controle ainda mais eficiente.

3- Implante o inventário rotativo

Dinamizar a observação do armazém também é uma boa opção para quem busca resultados no controle de estoque. Para isso, você pode escolher pelo inventário rotativo. Trata-se de uma técnica onde alguns produtos são observados por vez. Desta maneira, todas as diferenças encontradas com relação às notas fiscais são comunicadas à gestão do estabelecimento para que sejam todas as devidas providências.

4- Utilize normas de entrada e saída

Outra forma de impedir o desperdício ou de encontrar ingrediente específico é impor algumas regras de conduta para entrada e saída de itens. Entenda, como dissemos anteriormente, a ficha técnica de estoque irá te ajudar a entender o que está dentro do armazém, certo? Uma parte dela também pode ser utilizada para identificar a quantidade de produtos que entraram e quantos deles saíram dentro de um determinado período.

Assim, as normas podem ser redigidas de acordo com o que for conveniente para o seu negócio. No entanto, não se esqueça que o hábito de usá-las pode transformar toda sua dinâmica e acarretar melhores resultados no controle de estoque.

5- Mantenha o estoque bem limpo

Algumas pessoas acreditam que limpeza não tem relação com a geração de resultado em estoques. Estamos aqui para dizer que elas estão equivocadas!

Por mais que seja bem simples, a limpeza impede o aparecimento de roedores, traças e outros bichos que podem contaminar os itens estocados. Além disso, a higienização correta e manutenção das embalagens em local adequado, livre de muita umidade, ajuda a manter a boa conservação dos produtos armazenados.

Lembre-se que ter um estoque muito amontoado, sem higienização, pode gerar problemas com a Vigilância Sanitária.

6- Classifique os insumos

Por fim, classificar os insumos é uma prática infalível de gerar mais resultados no controle de estoque. Neste caso, você pode observar qual o tipo de consumo do seu bar ou restaurante e ajustar o posicionamento dos produtos no estoque de acordo com esse critério. Ou seja, os produtos que estragam com menor facilidade, por exemplo, podem ser alocados atrás dos itens mais perecíveis.

Por mais que no início a classificação dos insumos possa ser uma tarefa bem trabalhosa, será uma forte aliada no dia a dia.

Conte com a Tronsoft para ter uma gestão eficiente!

Um sistema completo de gestão também pode te ajudar a ter mais resultados no controle de estoque, além das práticas citadas neste artigo. Com as nossas soluções, você consegue controlar o estoque por item de cardápio ou insumos com ficha técnica e tabelas automáticas de conversões.​ Escolha a Tronsoft para ir além das suas expectativas! Entre em contato conosco e veja como podemos te auxiliar.

Acesse nosso blog para ficar por dentro das novidades e conferir mais conteúdos como este!